MicroDia 2023

Porquê um “Dia Nacional da Microscopia?”

A nossa sociedade está cada vez mais dependente de tecnologia e inovação cientifica, desta forma torna-se necessário ter cidadãos conscientes da tecnologia e investigação que os rodeia. As questões globais que afectam o nosso planeta tornam também os cidadãos mais interessados em compreender a investigação científica.

A microscopia tem estado na crista da onda das evoluções tecnológicas.

Podemos dizer que:

O que podemos ver agora é muito mais do que poderíamos ver há 10 anos atrás… É como se os nossos olhos tivessem em apenas 10 anos passado por milhares de anos de evolução.

Os microscópios não são apenas o que estudamos nos livros de biologia, são tecnologias complexas que nos permitem extrair diversas informações sobre o sistema de análise (biológico ou não biológico).

O MICRODia na FCUL

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) associa-se ao MICRODia promovendo um Dia Aberto com visitas aos laboratórios da sua Unidade de Microscopia dedicadas a alunos dos 10º ao 12º ano de escolaridade. As visitas serão complementadas com apresentações sobre os aspetos teóricos da microscopia e com a observação de vários espécimes animais e vegetais – do nível micro- ao mesoscópico – utilizando diversas técnicas de microscopia ótica e eletrónica. As atividades do MICRODia serão orientadas por investigadores da FCUL.

LINK PARA REGISTO
Link para a edição de 2019

 

 

 

Plataforma Portuguesa de BioImagem – PPBI é uma plataforma funcional dedicada a promover a integração técnica e a gestão centralizada de recursos compartilhados em bioimagem.

Os serviços da PPBI focam-se na microscopia avançada e processamento/análise de imagens em diferentes áreas das ciências da vida. O acesso aos recursos e serviços do PPBI está aberto a toda a comunidade científica, bem como à indústria.

A PPBI pretende aumentar a colaboração entre investigadores, instituições e indústrias fortalecendo a investigação fundamental e aplicada. A PPBI pretende também aproximar a ciência da sociedade promovendo a divulgação de actividades de extensão como por exemplo o MICRODia.